5.07.2007

Limpar e arrumar a casa é um mal necessário e sabe sempre bem olhar para casa depois de limpa e arrumada. Agora, como todos sabem, é tecnicamente impossível limparmos e arrumarmos *tudo* cada vez que limpamos e arrumamos a casa. Às vezes damos apenas um jeitinho, às vezes perdemos uma manhã e/ou uma tarde. O jeitinho podemos dar todas as semanas, ou de duas em duas semanas, e lá perdemos uma manhã e/ou uma tarde de mês a mês, ou de dois em dois meses. Mas, e há um "mas", não sei se já repararam que, independentemente de se tratar de um jeitinho ou de uma limpeza mais séria, há coisas em que nunca mexemos, coisas que nunca arrumamos, coisas que estão ali mesmo à nossa frente e às quais nós, por motivos inexplicáveis, acabamos por dizer: "ah, depois... hoje não vou arrumar isto." Isto quando pensamos. Porque na maior parte das vezes fazemos a nossa limpeza (seja jeitinho ou coisa mais séria) em automático e nem pensamos na cena-que-não-vamos-arrumar. Podem ser 10 cms de cartas da água/luz/telefone/tvcabo em cima de uma prateleira, 5 ou 6 revistas em cima da mesa, alguns CDs que já não queremos ouvir ao pé do computador, os fósforos usados ao lado da chaminé, um par de calças com o qual nos incompatibilizámos em cima de uma cadeira há já algum tempo. Pode ser muita coisa. E quando decidimos dar o jeitinho ou fazer uma limpeza mais séria, andamos de gatas com os detergentes na mão, mas as cartas, as revistas, os fósforos, continuam na vidinha deles. Como dizia ao início, limpar e arrumar a casa é um mal necessário e sabe sempre bem olhar para casa depois de limpa e arrumada. Sabe sempre bem! Tão bem que às vezes paramos e ficamos a contemplar o resultado as nossas limpezas e das nossas arrumações. Mas o momento zen das limpezas e das arrumações é o que advém de termos arrumado aquelas cartas, aquelas revistas, aqueles fósforos, aquele par de calças, no fundo as ceninhas que tinham já sobrevivido a várias limpezas e arrumações. Sinto isto há bastantes anos. E quis partilhar convosco.

5 Comments:

Blogger Unknown said...

já eu encaro TUDO como "aquela ceninha que deixamos sempre para depois"

10:04 da manhã  
Blogger sarrafo said...

Meu, acabaste de me trazer mil e uma má recordações. Vai-te foder!
Bom, pelo menos não fiquei indiferente.

12:44 da tarde  
Blogger Flor said...

Zen, Feng shui... não importa!
O truque é agarrar num saco de lixo enorme e... deitar tudo lá para dentro! Só ficam os livros, música e fotos. Ou seja, o que importa.
Ufa!

1:07 da tarde  
Blogger sarrafo said...

também não vai ser agora que vou discordar da flor

1:19 da tarde  
Blogger Helluah said...

limpezas expurgam as mas energias... eu adoro fazer limpezas e mandar sacos de lixo porta fora, a casa fica mais fresca, e as energias fluem melhor...

3:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home