5.01.2007

Depois do mítico "sempre a direito" Cascais - Ponte Vasco da Gama - Cascais, no último sábado, hoje foi dia de regressar à Serra de Sintra. Lá fui de Carcavelos a Sintra, passando pelo Guincho, pela Malveira da Serra, pelo Cabo da Roca, por Colares... até Sintra. Ultrapassagens a cavalos e a carros da polícia e alguns insultos gratuitos a fdp que insistem em caminhar e passear na Ciclovia do Guincho foram os momentos altos do percurso. Desta vez não há fotografias, mas também não preciso de enfermeiras nem de massagistas. E a todos os que me têm dito nos últimos tempos que vou ter problemas de saúde, que vou ficar apanhadinho das rótulas, que sou um viciado de merda, que sou um exagerado, tenho apenas uma coisa a dizer: "deslarguem-me a pixota!" (isto para não dizer "MORRAM CABRÕES!", claro)

11 Comments:

Blogger Helluah said...

daqui a uns anos eu quero ouvir-te a dizer isso

7:24 da tarde  
Blogger Camélia said...

Sim, qdo ele tiver enfermeiros a algaliá-lo :P

10:00 da tarde  
Blogger marsalho said...

Não sei se vou estou a perceber...

10:51 da tarde  
Blogger Veny said...

Qual é o problema de as pessoas caminharem na ciclovia? Nunca vi nenhum sinal de exclusividade a biciletas naquela artéria...

12:44 da tarde  
Blogger sarrafo said...

Julgo eu, que se não houverem bicicletas a circular na ciclovia, que não haverá problema nenhum em andar lá a pé, ora, um veículo de tracção animal tb tá na boa pra circular na berma de uma autoestrada, mas isto, se calhar, sou só eu que penso assim... né marsalhinho???

2:28 da tarde  
Blogger sarrafo said...

lol

2:28 da tarde  
Blogger halopes said...

O problema, caro Veny, é que se trata de... err... uma *CICLOVIA*! Brincando à Paulo Bento: passeio, pessoas, ciclovia, bicicletas. Talvez o problema seja a Câmara ter dado aquilo o nome de "Ciclovia do Guincho" e de se ter atrapalhado com a sinalização. Em qualquer país do mundo, uma ciclovia é para bicicletas. Qualquer livro, documento, whatever, sobre urbanismo explica que as ciclovias são para bicicletas - e não para peões. E há que criar condições para tal. Talvez fosse melhor a Câmara ter chamado aquilo "cenízia que liga a Guia ao Guincho e dá para peões e para bicicletas". Talvez a Câmara não devesse ter criado *DO OUTRO LADO DA ESTRADA* algo a que chamou (e tem vindo a chamar) Passeio *PEDONAL* Guia-Guincho. Talvez a Câmara não devesse ter escrito no projecto de Requalificação do Litoral do Concelho de Cascais, sobre o referido passeio, que o seu propósito era retirar os peões da Ciclovia! Mas dou de barato que tudo falhe e que tudo se resuma a um problema de (falta de) civismo. Quando a Câmara impõe a proibição abusiva e radical de bicicletas no Paredão de Cascais - e, face a notícias que saem nos jornais e telejornais a apontar o dedo ao absurdo da coisa - a Câmara "encaminha" diplomaticamente os ciclistas para a Ciclovia do Guincho. Mas esquece-se de referir que a colocação da sinalizaçao no local foi sapateira (ou que ainda está na gaveta). Se não vires aqui em Lisboa um sinal de "proibido circular a pé na linha de comboio" (que os há), vais caminhar a pé na linha do comboio? Presumo que não. E porquê? Porque é uma linha de comboio! Não obstante, se as pessoas querem caminhar na Ciclovia, que caminhem. Mas pelo menos que o façam com o mínimo de civismo possível - não caminhem em grupos, não se atravessem no caminho, caminhem pela direita (ou será pela esquerda?), etc, etc. Enfim, resumindo: tudo se resume a um país sapateiro onde reina a falta de civismo. Experimenta pisar o caminho das bicicletas (nem lhe vou chamar ciclovia) numa cidade como Berlim e logo vês o que te acontece.


E não, um veículo de tracção animal não pode circular na berma de uma auto-estrada. Seja a que horas for. Tal como não pode uma bicicleta.

7:09 da tarde  
Blogger Veny said...

Caro marsalho, como tu próprio mencionaste, trata-se de uma questão de civismo.

Refereste a um passeio pedonal que está a ser construido à poucos meses e comparas-o a uma ciclovia que está naquele local à anos. Um passeio pedonal que, posso estar enganado, não abrange toda a linha da costa como a ciclovia...

Eu costumo caminhar na ciclovia do Guincho bem como andar lá de bicicleta. Quando caminho procuro sempre faze-lo pela direita e sempre em fila indiana com quem me acompanha. Quando por acaso vamos lado a lado vou sempre a olhar para trás de modo a não levar com um ciclista ou patinador em cima. No entanto também já me aconteceu ir de bicicleta e cruzar-me com duas raparigas (espanholas por sinal) que iam, cada uma em sua bicicleta, e lado a lado, atrapalhando totalmente a circulação na ciclovia. Como é obvio, também me apeteceu atirar-lhes uma ou 2 bocas.

A minha questão prende-se apenas com o facto de as pessoas realmente não serem civicas, não terem respeito pelos outros que, como elas estão a aproveitar aquele espaço que a câmara se deu ao trabalho de construir para o bem-estar da população.

Que eu tenha conhecimento não existe o código da ciclovia como existe o código da estrada, um conjunto de regras que todos nós temos de cumprir para andar devidamente na estrada, e quem não cumpre leva multa. No entanto, acho que as regras são simples, bastando que cada um de nós pare um bocadinho e se aperceba que se deve comportar de determinada maneira para não atrapalhar a circulação das outras pessoas na ciclovia. Seja essa circulação a pé, de bicicleta, de trotinete ou de patins...

Por isso, por mim, qualquer pessoa pode andar lá, desde que respeite o espaço das outras pessoas, independentemente de haver um passeio pedonal do outro lado da estrada do guincho à guia ou que fique apenas a meio do caminho.

1:26 da tarde  
Blogger Marsalho said...

O passeio pedonal é o que é e não há nada que diga que TEM QUE acompanhar a ciclovia em toda a sua extensão. Tal como há passeios que, não sendo pedonais, foram "convertidos" em tal (ex: Paredão de Cascais, Passeio Marítimo de Oeiras) sem que haja ciclovias que os "acompanhem".

Tens razão: assim como há peões que merecem morrer, também há ciclistas que o merecem. A falta de civismo não olha a meios de locomoção nem a desportos.

O "código da ciclovia" não existe porque estamos num país sapateiro. Qualquer país desenvolvido tem "código de ciclovia" e sinalização em conformidade. Por cá, existem estudos e propostas de se regulamentar a coisa mas, *choque*: nobody gives a fuck!

Voltamos ao mesmo: tudo passa um pouco por uma questão de civismo (ou falta dele) e por uma questão de bom senso (ou falta dele) - seja por parte do povinho, seja por parte de quem tem poder para decidir e legislar.

Parece-me óbvio que a ciclovia é... errr... uma ciclovia! Sinalização deficiente aparte, qualquer pessoa sabe que aquele troço específico tem o nome de CICLOVIA, que tem sinais de trânsito proibido excepto a bicicletas, que tem sinais de prioridade às bicicletas antes dos entroncamentos, que tem sinalização horizontal (bicicletas pintadas no chão) e sinalização vertical (aqueles bonecos de ciclistas). E no entanto, as pessoas que insistem em lá caminhar, acham estranho que os ciclistas fiquem zangados!

Mas dude, whatever, queres andar ou correr na ciclovia, tudo bem. Só gostava era que percebesses que há aqui qualquer coisa que não bate certo. Mas a culpa nem é tua. É dos génios que mandam nisto. A menos que sejas vereador, e aí a conversa passa a ser outra.

12:29 da manhã  
Blogger sarrafo said...

Eh caralho!!! faca e alguidar! faca e alguidar!

5:09 da tarde  
Blogger Marsalho said...

Ora essa...

11:42 da tarde  

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