2.20.2006

Logo, logo, logo no momento em que me aventurava para partilhar com o mundo 5 manias minhas (sem que alguém me tivesse convidado a participar nesta brincadeirinha blogosférica), eis que sou convidado pela Mipo a fazê-lo. Pois fá-lo-ei!

1. Não andar com o carro na reserva sistematicamente. Deixem-se de merdas! Andar com o carro na reserva não vos leva mais longe. Nem vos poupa dinheiro. Não há nenhuma justificação aceitável para se andar com o carro na reserva. Dir-me-ão que andam mais devagar quando o carro entra na reserva. Pois digo-vos eu: eu ando mais devagar quando o carro se APROXIMA da reserva. Vai dar ao mesmo. Vão ter que abastecer, mais cedo ou mais tarde. E o que é melhor? Abastecer de manhã, no caminho para o emprego, atrasados, com um trânsito infernal e o carro na reserva, ou abastecer ao final do dia, enquanto reflectimos sobre a vida, antes do carro começar aos soluços? É preferível abastecer quando o carro se aproxima da reserva, antes de sairmos para a borga, quando ainda estamos frescos, ou abastecer às 6 da manhã, perdidos de bêbados, mortos de cansaço, quando tudo o que queremos é evitar operações stop e chegar à caminha? Andar com o carro na reserva é um péssimo princípio (per si). E não faz bem nenhum ao motor. Além de que nunca sabemos quando podemos encontrar uma sueca que nos pede boleia... e o que dizemos aí, se tivermos o carro na reserva? "Olha, desculpa lá, se morasses em Odivelas ainda te desenrascava... assim não vai dar..." (?)

2. Deitar antes de nascer o sol. Desde tempos imemoriais que me faz uma tremenda confusão deitar depois de nascer o sol. Naturalmente, tive que me confrontar com essa realidade bastantes vezes. Os copos eram bem mais importantes. Com a idade, comecei a perceber que há algo de verdadeiramente decadente no deitar depois do nascer do sol no seguimento de uma noite de copos. Em boa verdade, a partir de certa altura, podia estar com a sueca mais linda do mundo que, ao ver o céu a mudar de cor, ainda que bem lá ao fundo, me punha a andar em direcção a porto seguro (à minha cama). O trajecto em direcção a casa é no sentido este-oeste, e recordo com um arrepio na espinha inúmeras corridas para casa, noite em frente, sol no retrovisor, e pé no acelerador, bem lá no fundo. Arggghhhh..

3. Fazer a cama antes de sair de casa. Já aqui falei sobre isso. Posso estar atrasado, não tomar o pequeno-almoço, não dar de comer aos peixes, mas se há coisa obrigatória antes de sair de casa é fazer a caminha. Não consigo sair de casa sem fazer a cama. Talvez porque a cama não se faça sozinha, talvez porque gosto de ter o meu canto arrumado, talvez por não gostar de adiar coisas que terei que fazer mais cedo ou mais tarde. Ah, e estendo sempre as toalhas - que, curiosamente, também não se estendem sozinhas.

4. Lavar o cabelo todos os dias. Sim, lavo o cabelo todos os dias. Apesar das minhas coleguinhas me alertarem constantemente que, ao fazê-lo, ponho em cheque a possibilidade de ser lindo e maravilhoso para todo o sempre pois corro o risco de ficar careca muito brevemente. Estou careca (no pun intended) de lhes explicar que não acordo apresentável, e que tenho mesmo que lavar a cabeça. Elas acham que não. E até já me dei ao trabalho de tirar auto-retratos, cheio de remelas, para lhes mostrar o monstro que sou quando acordo. Elas acham-me lindo na mesma e continuam a defender que eu não devia lavar o cabelo todos os dias. Mas eu lavo. Antes careca e lavadinho que gadelhudo e seboso. Lavadinho e com cabelo seria o ideal, mas não se pode ter tudo. Enfim...

5. Adormecer com um ligeiro ruído de fundo. Não gosto de adormecer no silêncio profundo. Já lá vai o tempo em que não era capaz de adormecer sem ser a ver televisão. Constato que alcancei a minha independência emocional quando fui capaz de começar a dormir numa divisão onde não existia uma televisão. Gosto, no entanto, de adormecer sempre com um ligeiro ruído de fundo (honrosas excepções para casos de cansaço extremo, geralmente potenciados pelo bom amigo álcool). Costuma ser uma televisão, em volume imperceptível, numa divisão que não aquela onde durmo. Não tenho que perceber nada, apenas saber que está ali. E em poucos minutos adormeço. Também gosto de adormecer a ouvir música, mas ultimamente tenho acordado a meio da noite com os phones vincados na testa. E penso: "sou mesmo estúpido, fodasse!"